quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Palestra do SAMU

Aconteceu na EM Clarice uma palestra direcionada aos alunos do 5° ao 9° ano no período matutino, pelo enfermeiro Pietro do SAMU. Ele é o responsável pela ambulância ALFA, que faz atendimento aos acidentes e emergências. Foi relatado o trabalho do SAMU, sua importância e do prejuízo que os trotes causam a esta instituição. O enfermeiro apresentou na forma de slides os textos e as imagens de acidentes onde são realizados os atendimentos. Ressaltou ainda que a melhor maneira de evitar acidentes é o cuidado, a prevenção e o resultado às leis de transito.
Clique no link para ver as fotos da palestra https://plus.google.com/photos/101917442788576875220/albums/5925323408154124801?banner=pwa

Interclasse 2013

Em comemoração ao Dia do Estudante, foram realizados na quadra da EM Clarice, os jogos Interclasses nas modalidades de futsal e handebol, no período matutino. Com a presença dos alunos competidores e da torcida das turmas, os jogos aconteceram em dois dias. Os alunos foram acompanhados pelos seus professores, Coordenação e Direção. Foram campeões no Futsal masculino: 1° lugar: 9ºA 2° lugar: 7°B No Handebol feminino: 1° lugar: 9°A 2° lugar: 6°C
Clique no link para ver as fotos de Jogos de Interclasse https://plus.google.com/photos/101917442788576875220/albums/5925321237089972177?banner=pwa

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Hora Cívica na Praça dos Cinquentenário

A E.M Clarice foi convidada a participar das Comemorações da Semana da Pátria, no dia 4 de Setembro em atividade realizada na Praça dos Cinquentenário. 
Os alunos dos 9° anos foram acompanhados pelos professores, coordenadores e direção.
Na praça foram realizadas várias apresentações culturais de outras escolas do município. A Banda do Exército executou os hinos pátrios e musicas populares. Houve a fala das autoridades presentes, dentre elas a Secretaria de Educação Marinisa. 



Clique no link para ver as fotos da Hora Cívica

https://plus.google.com/photos/101917442788576875220/albums/5922803296147930769?banner=pwa

Festa Agostina 2013

A escola realizou a sua Festa Agostina, exaltando o folclore brasileiro e também em comemoração ao Dia do Estudante.
Foram apresentadas danças folclóricas, country, quadrilha tradicional e a quadrilha maluca. Os alunos se empenharam nos ensaios e nas apresentações, juntamente com seus professores.
Muitos pias participaram do evento e elogiaram a beleza das apresentações. Com o apoio da coordenação e direção e também do Mais Educação.


Clique no link para ver as fotos da Festa Agostina

https://plus.google.com/photos/101917442788576875220/albums/5922796195769254945?banner=pwa

Expoagro

Os alunos da E.M Clarice realizaram visita à 49° Expoagro para conhecer a feira e os produtos expostos nos stands do agronegócio. 
Puderam apreciar os animais de elite que participavam do leiloes. Foram recepcionados pelos alunos do curso de turismo e receberam informações que serviram de base para o concurso de redações da SEMED e Sindicato Rural.


Clique no link para ver as fotos da visita a Expoagro.

https://plus.google.com/photos/101917442788576875220/albums/5922791144215556337?banner=pwa

DESFILE CÍVICO DE 07 DE SETEMBRO DE 2013


O tema do desfile foi baseado no Projeto de Leitura da E.M Clarice Bastos Rosa, inspirado na vida e obra de Monteiro Lobato, com o título: De Emília ao Saci, Monteiro Lobato passou por aqui!
Resgatando a beleza e inocência dos seus personagens, a escola mostrou na Av. Marcelino Pires, a criatividade e riqueza da literatura nacional. 
O trabalho de equipe da Escola garantiu o sucesso do desfile.
O Programa Mais Educação representou os projetos que são desenvolvidos com os alunos no contraturno escolar, nas habilidades esportivas, culturais e pedagógicas. 


Clique no link para ver as fotos do desfile

terça-feira, 20 de agosto de 2013



Histórico da Escola

A Escola Municipal Clarice Bastos Rosa foi fundada em 08 de agosto de 1990, na gestão de Antônio Braz Genelhu de Melo que impulsionou a construção , na época , de outras unidades escolares denominadas CEU- Centro  de Educação Unificada, para suprir a falta de escolas na cidade e também favorecer a diminuição do analfabetismo no contexto nacional.
A construção desta escola veio ao encontro das necessidades dos bairros circunvizinhos ao qual ela esta localizada. Com o aumento da população destes bairros, cresceu o número de alunos e consequentemente a escola foi ampliada por duas vezes.
Profissionais ilustres ajudaram a fazer a  história desta escola e hoje encontram – se trabalhando em outros lugares ou encontram – se aposentados. Entre eles: Acácio Kobus que dirigiu desde sua fundação até julho de 1999; Agustinho Ducci Neto, diretor  adjunto e professor de Educação Física; Maria Alice Aranda Miranda, Denize Freire e Marlene de Lourdes Ferreira Matos (supervisoras e coordenadoras),  Zenaide Moraes do Prado, Gilvana Cavalcanti e Tereza Azanteguti (secretárias), Fábio Augusto Moreno Múrcia, Dianna Neide Martins e Maria José Alves dos Santos (professores) entre outros nomes.
Atualmente a escola esta sendo administrada pela professora Deumeires Batista de Souza Rodrigues de Morais e Célia Taquetti Ferruzi eleitas pela comunidade escolar por um mandato de três anos consecutivos.
A escola oferece a Educação Básica nos níveis: Educação Infantil (pré-escola), Ensino Fundamental Regular (1º ao 9º ano), a inclusão da Educação Especial (presente em todos os níveis) e a Modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) de 1º à 8º série, onde busca desenvolver um trabalho fundamentado na gestão democrática e prima por uma educação de qualidade.
Atividades como PIBID, PAE e Programa MAIS EDUCAÇÂO, também são oferecidos aos alunos tanto em seu turno, como também no contra turno.
 A escola recebeu este nome em homenagem a senhora Clarice Bastos Rosa, nascida em 31 de agosto de 1909, natural de São Joaquim da Barra, São Paulo, Brasil e falecida aos 82 anos, em 24 de fevereiro de 1990 nesta cidade. Foi casada com Emydio Rosa, filha de Arthur Bastos e Iracema Joaquim Bastos e mãe de Décio Rosa Bastos e Écio Rosa Bastos. Estudou até a 7º série do antigo 1º grau. Destacou-se, pois foi uma das fundadoras da Igreja Católica Matriz tendo trazido no colo a estátua da imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição de São Paulo até Dourados; lutou para construir escolas, o Rotary Clube; criou mais de dez crianças carentes; tinha uma escola de trabalhos manuais e doou terrenos para a construção do Corpo de Bombeiros e das escolas Floriano Viegas Machado e Clarice Bastos Rosa.
Residiu na Avenida Marcelino Pires , foi dona da Casa Camponesa, a primeira casa de comércio de Dourados, tendo chegado nesta cidade em dezembro de 1927. Tomava conta dos negócios do pai, era muito ativa tinha como robby cuidar de crianças carentes, foi dona do primeiro piano que chegou a Dourados e sua música predileta era Valsa Branca.
Esta escola orgulha-se de ter herdado o nome de uma cidadã tão responsável com a sociedade douradense como foi Clarice Bastos Rosa.